Todo mundo gosta de estar em um ambiente limpo, cheiroso, agradável e bem organizado, não é mesmo? E dentro de uma empresa, não é diferente: os funcionários também se importam com todos esses quesitos. A manutenção, limpeza, organização e decoração do local de trabalho – além de obrigatórias, claro –, podem contribuir e muito para aumentar os índices de eficiência, motivação, produtividade e bem-estar dos colaboradores.
Ao fornecer um espaço físico adequado, com as condições apropriadas e as melhores ferramentas para seus funcionários, certamente sua empresa terá impactos positivos nos resultados. Afinal, as equipes sentirão que são importantes e que recebem cuidados, logo, passarão a trabalhar com mais entusiasmo.
Então confira estas três dicas que separamos e que podem ajudar a promover um melhor rendimento e qualidade de vida dentro da sua organização:
1 – MANTENHA O AMBIENTE LIMPO E ORGANIZADO
Quando uma empresa está suja passa a mensagem de que ela não se importa com seus colaboradores. A limpeza está diretamente relacionada à sensação de bem-estar das pessoas e também à sua saúde – itens com os quais uma organização deve, obrigatoriamente, se preocupar. Isso pode ter reflexos até com os possíveis clientes que visitem o seu escritório para fechar um negócio ou conhecer suas instalações, por exemplo. Passar uma boa impressão é fundamental nesses casos.
Há que se atentar à forma como essa limpeza é realizada, sempre de acordo com a demanda do ambiente e à utilização dos produtos apropriados. Técnicas ou materiais inadequados podem representar prejuízos para a companhia. A organização também é essencial, pois terá impacto na produtividade e até na criatividade do seu time. Um ambiente agradável contribui para que as pessoas se sintam bem e isso é imprescindível para que estejam aptas a ter novas ideias. Quando tudo está no lugar, o trabalho pode transcorrer de forma fácil e sem interrupções, pois não há deslocamentos desnecessários ou perda de tempo.
2 – ESTEJA SEMPRE EM DIA COM AS MANUTENÇÕES
Há normas específicas que regem aspectos como ergonomia, segurança, iluminação, temperatura e ventilação, que devem ser seguidas à risca pelas organizações. E tudo isso também envolve a manutenção das edificações e aparelhos relacionados a esses pontos. Mas, mais do que seguir as regulamentações, que são obrigatórias, há que se pensar nos benefícios que todos esses itens trazem para o dia a dia do funcionário. Afinal, essas normas estão embasadas em estudos e pesquisas e têm uma razão para existirem! Outro ponto importante é que a manutenção periódica das instalações de uma empresa reduz custos, pois evita reparos mais complexos e até substituições.
Proporcionar um ambiente que esteja sempre bem cuidado e que ofereça segurança constante aos colaboradores mostra um cuidado da organização para com a sua força de trabalho. Cuidado este que exprime zelo por sua integridade, saúde e comodidade e que evita até acidentes de trabalho. Isso porque ao entrar em um ambiente que o
ampara, o funcionário poderá focar todos os seus esforços no que realmente importa, a sua atividade principal, pois se sentirá protegido e saberá que pode exercer sua função com tranquilidade.
3 – TENHA UMA ÁREA VERDE
Você sabia que, além de embelezar os locais, as plantas também aumentam a produtividade no ambiente de trabalho? Segundo uma pesquisa, realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, um ambiente organizacional que conta com plantas pode aumentar a produtividade dos funcionários em até 15% e ainda melhora outros pontos como satisfação e qualidade de vida dessas pessoas. Há impactos positivos, relatados pelos respondentes, também com relação a uma melhora na qualidade do ar desses ambientes. De acordo com os pesquisadores, o “verde” ajuda os colaboradores a se sentirem mais envolvidos no trabalho, seja emocional, mental
ou fisicamente.
Porém, não basta investir em paisagismo, comprar diversas plantas e simplesmente sair espalhando os vasos pelo escritório. É preciso que elas também recebam tratamentos específicos e que seja realizada a sua manutenção periódica, com os produtos e técnicas adequados. Não importa se na sua empresa o espaço destinado à área verde é pequeno, o importante é que ele exista e seja bem cuidado.
Com estas dicas, temos certeza de que sua empresa passará uma boa impressão a todos que nela trabalham ou que a ela visitam. E isso certamente terá reflexos positivos não apenas na rotina das equipes, mas nos resultados dos trabalhos que elas entregam ao final do dia e nos seus números ao final do ano.
Fontes / Referências:
5 dicas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho – INNOVIA
As características do ambiente de trabalho produtivo – Exame
Plantas aumentam produtividade no ambiente de trabalho – Exame