QUEBRANDO MITOS SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

img-tercerizacao-

A terceirização de serviços é um tema envolto em diversos mitos quanto aos seus benefícios, validade e eficácia. Separamos quatro desses mitos, talvez os mais polêmicos, para abordar neste artigo. Vamos verificar se eles são reais ou infundados?

MITO 1 -A TERCEIRIZAÇÃO É RUIM PARA A ECONOMIA
As organizações vêm investindo cada vez mais na terceirização de serviços, que já é uma realidade desde os anos 50 em todo o mundo. Somente aqui no Brasil, onde também já está presente há décadas, as companhias de terceirização geram mais de 14 milhões de empregos formais e 70% das empresas industriais fazem uso de serviços terceirizados – sendo que destas, 84% pretende manter ou ampliar a utilização desse recurso.

Na realidade, esse modelo de negócio ajuda a movimentar a economia, além de gerar impactos positivos em outras empresas. Afinal, a terceirização pode tornar mais ágeis, econômicos e qualificados seus processos de seleção de pessoal, admissões e demissões, treinamento, limpeza e conservação, manutenção, segurança e vigilância, logística e transportes,controle de vetores, entre tantos outros. Consequentemente, esses mercados também serão agitados por essas demandas.

Ou seja, este primeiro mito não é real, pois na verdade a terceirização alimenta uma verdadeira cadeia positiva para a economia e para a geração de postos de trabalho.

MITO 2 – A TERCEIRIZAÇÃO É PREJUDICIAL PARA O TRABALHADOR
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os serviços terceirizados têm um papel importante na vida do trabalhador brasileiro: é a atividade que mais contrata no país, com 22% de trabalhadores formais, ea taxa de formalização é de mais de 70%.

Além disso, essas prestadoras de serviço acabam passando por uma dupla fiscalização, pois seus clientes também pedem rigor na forma como elas lidam com seus colaboradores: 75% das indústrias que contratam terceirizadas verificam se a contratada cumpre com os encargos trabalhistas e 74% checam se ela age de acordo com as normas de saúde e segurança do trabalho.As empresas-cliente podem e devem exigir que as prestadoras cuidem de seus funcionários e deem a eles todos os seus direitos, condições de trabalho dignas e oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

Os números apresentados nos mostram que este é um setor de alta importância para o trabalhador brasileiro, ou seja, o oposto do que nos afirma este segundo mito.

MITO 3 – TODA COMPANHIA PRESTADORA DE SERVIÇOS É RUIM
Da forma como a frase está escrita, não precisamos nem de muitos argumentos para dizer com convicção que ela é falsa. Trata-se de uma grande generalização infundada. Porém, se dissermos que “há companhias prestadoras de serviços que são ruins”, aí sim teríamos uma verdade. Assim como em qualquer área e setor, sempre há as empresas boas e idôneas e as de qualidade duvidosa atuando no mercado.

Sabemos que encontrar um fornecedor de confiança não é tarefa fácil. Mas, cabe ao contratante tomar algumas precauções para não cair na lábia das más prestadoras de serviços. Se o barato sai caro, preços elevadíssimos, que não cabem no seu budget, também não são garantia de qualidade na execução das atividades. Procure fazer uma análise cuidadosa de diversos aspectos, como preço, histórico e reputação, carteira de clientes, tempo de atuação, estrutura, opinião de clientes, missão, visão e valores.

Seguindo estes pontos, você certamente poderá identificar as boas prestadoras de serviço, dispostas a estabelecer uma relação de parceria, que irão atender as demandas da sua organização com agilidade e eficiência e que agem de acordo com a legislação e normas vigentes.

MITO 4 – A ÚNICA VANTAGEM DA TERCEIRIZAÇÃO É A DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS COM A FOLHA DE PAGAMENTO
Aqui temos mais uma frase que se tornou um mito pela forma como é colocada. Este, de fato, pode ser um benefício para as organizações que optam pela terceirização de algumas atividades. Porém, não é o único!

A terceirização tem como principais benefícios estes três pilares: a otimização das atividades, a ampliação da produtividade e, claro, a redução de custos. Mas podemos citar muitas outras vantagens, como mitigação de riscos, parceria e dedicação, segurança, conhecimento especializado em procedimentos, materiais e equipamentos, além de uma consequente qualidade superior na entrega das tarefas e atividades.

Fontes / Referências:

Desmistificando a Terceirização – Varela Notícias

Sondagem Especial – Indústria Total – CNI

Terceirização não precariza o trabalho e estimula economia – Estadão

Vamos desmistificar a terceirização – Exame