Muito se fala sobre a importância de se ter um bom relacionamento com o cliente. Mas, e do outro lado do balcão, como isso funciona? Será que há algo que o cliente também possa fazer para construir um relacionamento saudável com seu fornecedor? O prestador de serviço, muitas vezes menosprezado dentro das corporações, na realidade é de extrema importância para o comprador e para a continuidade de suas atividades.
O empresário que esteja à frente do setor de compras ou o próprio gestor de facilities devem se preocupar em construir um vínculo positivo com seus fornecedores. Afinal, nenhuma organização trabalha isoladamente, são todas partes de uma grande rede interdependente.
Caso você seja um profissional de uma empresa que contrata serviços de terceiros, pense como seria o seu dia a dia sem a contribuição dessas companhias. Em diversas ocasiões, são elas que garantem a realização e o sucesso de muitas tarefas e até de partes importantes do core business da sua organização. Por isso que esta é uma relação que deve ser baseada na troca, como uma via de mão dupla e não de mão única.
Então vamos conferir estas quatro dicas que podem auxiliar na construção de um bom relacionamento entre cliente e fornecedor:
1 – ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO DE PARCERIA
Um vínculo de parceria é uma relação de reciprocidade e transparência, onde ambos se auxiliam. Quando esse elo está saudável, em um eventual “aperto” ou momento de emergência, os dois lados estarão muito mais aptos a se ajudarem.
Quando o terceiro se engaja com os problemas e causas do cliente, ele prestará um serviço de maior qualidade. Pense em como isso pode ser benéfico em um momento de renovação de contratos, por exemplo. Tudo poderá transcorrer de forma mais tranquila e será mais fácil negociar melhores preços e prazos, você poderá contar com melhores serviços e tudo isso poderá acrescentar mais um ponto positivo no diferencial competitivo do seu negócio.
Ao ter o seu fornecedor do seu lado, ele será um grande aliado!
2 – ALINHE PRÁTICAS E PROCESSOS
Você já deve ter escutado esta famosa frase: “o combinado não sai caro”. Pois bem, ela também se aplica à relação fornecedor-cliente. Alinhar processos, prazos, procedimentos e valores é fundamental para a saúde dessa conexão e para o bom transcorrer das atividades de rotina.
É claro que ao fechar contrato com um prestador de serviço, geralmente tudo está definido em contrato. Porém, no dia a dia podem acontecer imprevistos, mudanças de rota e outros percalços. Você já pensou em definir uma reunião de alinhamento semanal, quinzenal ou mensal com o seu fornecedor? Torna-se essencial ter um bom canal de comunicação entre ambas as partes para que esse alinhamento seja realizado com sucesso.
3 – COMPARTILHE SUAS IDEIAS E PLANOS COM O FORNECEDOR
Para que o terceiro possa executar um bom trabalho, ele precisará de insumos do seu cliente. Por isso, é importante compartilhar com ele quais são os seus valores, premissas, o que considera importante ou indispensável em uma boa entrega, mudanças de prazos, planos e planejamentos. Com esses inputs, ele terá em mãos material para poder produzir um trabalho coerente com o que o cliente deseja, poderá se antecipar, prever demandas e muito mais. Isso faz com que se sintam mais envolvidos e ativos nos projetos em andamento.
Aqui é interessante frisar que, muitas vezes, por mais que um prestador de serviço queira atender a demanda de seu cliente, ele também terá limitações de prazos e valores, por exemplo. O fornecedor não faz mágica, mas quando há um bom relacionamento, ele certamente fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o comprador!
4 – VALORIZE OS BONS PRESTADORES DE SERVIÇO
Todo mundo gosta de ser reconhecido quando realiza um bom trabalho. E com o terceirizado não é diferente! Ao reconhecer que ele executou um trabalho adequado, você reforçará esse comportamento, estará investindo em uma relação duradoura e fortalecendo a parceria!
Da mesma forma, se um prestador não foi escolhido para uma demanda específica, é oportuno informá-lo sobre o porquê dessa escolha, para que ele possa corrigir ou melhorar esse aspecto em uma próxima oportunidade.
Com esses pontos em mente, as contratantes podem repensar seus processos e práticas de relacionamento com seus respectivos fornecedores. Por muito tempo, o terceirizado foi menosprezado dentro das empresas, mas hoje já se percebe uma mudança de movimento, afinal, esta é uma relação que só tem a ganhar quando é pautada em respeito, responsabilidade e contribuição mútua. Construir e manter um bom relacionamento com os prestadores de serviço é essencial para a saúde de ambas as companhias e, consequentemente, para gerar resultados positivos.
Fontes / Referências:
5 dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores – Flua
10 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores – CRESOL
As vantagens do bom relacionamento com fornecedores – IETEC
Como transformar seus fornecedores em reais parceiros – Endeavor
Como você está cuidando de seus fornecedores – ABRAFAC