6 PONTOS DE ATENÇÃO PARA A LIMPEZA DO SEU ESCRITÓRIO

img-06-ponto-limpeza

Um escritório limpo, cheiroso e organizado é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Um ambiente higienizado e agradável passa uma boa impressão aos clientes e parceiros, deixa os colaboradores mais motivados e produtivos e facilita o dia a dia para todos que ali transitam. Porém, a limpeza de um escritório não é tarefa fácil. Ela exige diversos cuidados, técnicas específicas e adequadas para que aconteça com agilidade e de forma a não interromper o desenrolar das atividades.

Para te ajudar nessa árdua missão, confira essas dicas e pontos de atenção para que a limpeza do seu escritório transcorra de forma eficaz e dure mais tempo!

1 – ORGANIZE A ROTINA DE LIMPEZA
A definição dos dias e horários em que os procedimentos de limpeza e higienização irão ocorrer são de extrema importância em uma companhia. Imagine como o barulho de um aspirador de pó pode atrapalhar uma ligação importante! E se a faxina do banheiro ocorrer no momento em que ele é mais utilizado? Será confusão na certa.

Por isso, a organização da rotina de limpeza deve se adequar ao ritmo do escritório, de forma que essas tarefas não atrapalhem o dia a dia dos colaboradores.

2 – MESAS E ESTAÇÕES DE TRABALHO: ORGANIZADAS E SEM MANCHAS
Em um escritório é comum encontrar mesas manchadas de café ou com marcas de canetas. O ideal é agir sobreessas manchas o quanto antes, pois com o passar do tempo pode ser mais difícil removê-las. Use um pano embebido em álcool ou limpador multiuso rapidamente. Em seguida, remova o excesso de produto com um pano úmido.

A organização das mesas também é fundamental para que a limpeza ocorra com tranquilidade. Uma boa ideia é informar os funcionários sobre os dias em que as mesas serão limpas, solicitando que guardem documentos e outros papeis importantes previamente.

3 – CUIDADO COM COMPUTADORES E DEMAIS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
Aqui também se encaixam televisores, monitores, impressoras, notebooks, scanners, telefones, teclados, mouses etc. Hoje são inúmeros os equipamentos eletrônicos presentes em um escritório! Há que se tomar cuidado de forma geral, pois a entrada de líquidos nos equipamentos pode danificá-los e o uso de produtos errados nas telas dos aparelhos pode causar manchas irreversíveis.

Há produtos específicos para telas, que não riscam, e devem ser utilizados junto com panos de microfibra. O acúmulo de pó em teclados, mouses e outros locais de difícil acesso pode ser removido com ar comprimido, pequenas escovas ou até com cotonetes.

O ideal é higienizar esses aparelhos ao menos uma vez na semana. E lembre-se: sempre desligue os eletrônicos antes da limpeza.

4 – MANTENHA O PISO SEMPRE IMPECÁVEL
Atualmente, há uma ampla gama de produtos e utensílios para a limpeza de pisos, não importa de qual tipo eles sejam: laminados, de madeira ou cerâmica. Use produtos próprios para cada tipo e, ao lavar ou encerar o chão, lembre-se de colocar as placas de sinalização para pisos escorregadios. E, claro, sempre que possível, faça essa tarefa quando há menor movimentação de pessoas.

No caso de carpetes e tapetes, o ideal é passar o aspirador de pó com frequência – uma vez a cada dois dias, por exemplo. E atenção ao barulho que esse aparelho faz! Procure usá-lo fora dos horários de pico do escritório.

5 – ATENÇÃO ÀS LIXEIRAS
Em um escritório há um grande uso de materiais plásticos e papeis, em sua maioria recicláveis. Portanto, é importante que estejam disponíveis lixeiras específicas para reciclagem, separadas dos recipientes para lixo orgânico. O melhor é que cada estação de trabalho tenha sua própria lixeira e que elas sejam esvaziadas diariamente.

6 – NÃO ESQUEÇA DOS VIDROS E JANELAS
Estes são itens que são frequentemente negligenciados na hora da limpeza: vidros, janelas, persianas e cortinas. E, de fato, muitas pessoas acham que mantê-los limpos é trabalhoso e de difícil manutenção por conta das chuvas ou do excessivo acúmulo de pó.

Mas tudo isso pode ser mais fácil do que você imagina! A limpeza dos vidros pode ser feita com álcool e… só! Simples assim.Os limpa-vidros muitas vezes deixam manchas (embora para espelhos eles sejam ótimos!).

Persianas podem ser locais de grande acúmulo de pó. Mas hoje já há utensílios específicos para remover a poeira de cada uma das abas adequadamente. Um pano úmido também ajuda nessa função. Já as cortinas devem ser lavadas periodicamente. Tudo isso evita alergias respiratórias e os temidos ácaros.

Com essas dicas, a limpeza do seu escritório certamente será mais efetiva, realizada em menos tempo e irá durar mais! Além disso, trará um maior bem-estar para todos os que trabalham ou visitam a sua empresa.