5 DICAS PARA INTEGRAR FUNCIONÁRIOS PRÓPRIOS E TERCEIRIZADOS

Todo mundo gosta de chegar a um lugar e se sentir bem, não é mesmo? E não é diferente quando um funcionário recém-contratado chega ao seu novo local de trabalho. Ele terá que se adaptar a um novo ambiente, cultura, colegas, chefes, rotina, tarefas, procedimentos, horários e por aí vai. Quando bem integrado a esse contexto, o colaborador poderá performar mais, entregar melhores resultados e trabalhar com muito mais motivação.

Porém, é comum pensarmos em todas essas situações para um funcionário novo contratado por uma organização de acordo com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Mas e quando estamos falando de um profissional que é terceirizado? Ou seja, estamos falando de uma pessoa que é contratada por uma companhia, porém, prestará os serviços diretamente na empresa-cliente.

Na realidade, o funcionário terceirizado também enfrentará todas essas dificuldades em seu dia a dia, mas de forma dupla: ele terá que se encaixar à rotina, cultura e procedimentos da organização que o contratou e também do cliente onde irá atuar diretamente.

Se sentir parte daquele novo ambiente de trabalho é a principal preocupação de qualquer profissional, independente da modalidade de sua contratação.

Pensando nesse dilema, hoje vamos ver cinco dicas para integrar funcionários próprios e terceirizados – e que valem para todos os tipos de contrato! Afinal, esses profissionais podem não fazer parte do seu quadro de funcionários propriamente dito, mas certamente terão parte no resultado final da sua empresa. Por isso, é essencial que você tome medidas para que todos os profissionais presentes na sua organização sintam-se integrados e participantes do seu negócio.

1 – COMUNIQUE SEUS COLABORADORES
Todos sabemos que fofocas dentro de uma organização podem ser muito prejudiciais para o bom andamento dos trabalhos e também para o clima dentro da empresa. Por isso, comunique a sua força de trabalho que em breve serão recepcionados funcionários terceirizados para realizar trabalhos específicos. Dependendo do contexto, também pode ser interessante ser ainda mais didático e explicar o que é a terceirização de forma geral e os benefícios de sua adoção para a empresa.

Esse tipo de iniciativa mostra que há transparência na relação e evita ruídos na comunicação, afastando as temidas fofocas!

2 – PREPARE UM MOMENTO DE INTEGRAÇÃO E BOAS-VINDAS
Desenvolva um ritual para recepcionar os funcionários que passarão a trabalhar na sua organização. Durante esse período, apresente a cultura da empresa, visão, missão e valores, principais produtos e/ou serviços e principais executivos.

Mostre a eles qual setor poderão acionar em caso de dúvidas e leve-os para um passeio pelas dependências da organização. Enquanto circulam, podem ir sendo apresentados às áreas e a seus novos colegas.

Se você já faz isso para seus colaboradores, considere incluir também os terceirizados. Esta é uma ótima forma de dar as boas-vindas aos novos profissionais!

3 – ESTIMULE O BOM RELACIONAMENTO
É extremamente positivo para qualquer organização que as pessoas que ali trabalham tenham um bom relacionamento e trabalhem de maneira colaborativa.

Claro que, em partes, isso depende dos próprios profissionais que ali estão. Mas essa iniciativa também pode ser estimulada pela empresa, especialmente pelo departamento de Recursos Humanos. Promova momentos de integração entre as equipes, capriche na comunicação, incentive o trabalho em equipe e estimule todos a colaborarem para um ambiente harmônico, no qual sintam-se confortáveis! Reforce a mensagem de que todos estão ali trabalhando em prol de um único e comum objetivo.

4 – VALORIZE (TODOS) OS PROFISSIONAIS
Quando uma pessoa se sente valorizada pelo local em que trabalha, ela certamente dará continuidade aos seus comportamentos que foram bem vistos e procurará melhorar ainda mais o seu desempenho pelo bem da organização.

Aqui vale a regra de ouro do feedback: quando ele for negativo, converse com a pessoa no particular, e quando for positivo, elogie em público. Com o feedback, você ajuda o profissional a melhorar os pontos fracos e reforça os pontos positivos.

Crie ações de reconhecimento e publique os nomes e fotos desses profissionais em comunicados internos. Não deixe os terceirizados de fora dessas ações, pois, ao destacar o trabalho de todo e qualquer profissionalq eu ali está, você estará contribuindo para um ambiente de trabalho com muito mais motivação. Afinal, não há nada mais desestimulador do que ser acionado somente para falarmos sobre falhas e erros!

5 – FAÇA REUNIÕES
Promova reuniões periódicas com todos os funcionários, para manter todos alinhados quanto às metas e ações que devem ser realizadas. Também é interessante mostrar resultados que já foram alcançados, mesmo que parciais. Não deixe os terceirizados de fora desses momentos. Ao integrá-los, você reforçará ainda mais que são parte da organização e ressaltará o quão importante é que estejam em alinhamento. Além disso, passa a mensagem de que colaboradores e terceirizados devem trabalhar juntos para o atingimento dos objetivos propostos.

Nessas ocasiões, seja claro com relação ao que deseja comunicar e aos objetivos que todos devem se empenhar para alcançar. As metas devem ser bem definidas e expostas para todos os colaboradores e profissionais que ali atuam. Mostre como o engajamento de cada um é fundamental para o bom desempenho da companhia.

Esses encontros devem ser realizados de tempos em tempos ou sempre que houver mudanças no modo de operar da empresa, alterações nas políticas internas ou outras mudanças que tenham impacto no dia a dia.

Com estas simples, porém efetivas ações, você certamente estará contribuindo para um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo e terá sucesso na integração de todos os profissionais que ali atuam.

Fontes / Referências:

Os desafios de se adaptar à cultura de uma nova empresa – O Globo