CUPINS COMO COMBATER ESSA AMEAÇA SILENCIOSA

img-detetizacao

Os cupins são uma praga terrível, porém silenciosa. Provavelmente você só perceberá a presença deles quando o estrago já tomou uma proporção considerável e, muitas vezes, até perigosa. Uma infestação por cupins pode lhe trazer grandes prejuízos e até colocar a vida de pessoas em risco. Dependendo do nível da infestação, ela pode comprometer estruturas inteiras e condenar um imóvel por risco de desabamento.

O rei e a rainha dos cupins podem sobreviver por até 30 anos! E em um único dia são colocados de 30 a 80 mil ovos. Bom, depois de tomar conhecimento desses números, você não vai querer queesses pequenos e inconvenientes inquilinos se instalem por aí, certo? Portanto, hoje vamos ver a importância de se identificar e combater essa praga que, quando detectada no início, pode ser eliminada sem causar maiores transtornos.

IDENTIFICAÇÃO
Cupins gostam de locais úmidos, escuros e mais próximos ao solo. E para quem vive em cidades como o Rio de Janeiro, onde há uma grande proximidade da mata com as áreas urbanas e a umidade é alta, esse é um problema ainda mais recorrente.

Ou seja, com essas características, nem precisamos dizer que épocas de calor e chuvas são as preferidas desse inseto. É durante o verão que começam as revoadas dos cupins. Sabe aquele bichinho que muitas pessoas chamam de “aleluia”e fica voando próximo às luzes e lâmpadas? É o cupim. Depois que ele perde as asas, se esconde nos móveis e frestas e começa a destruir o mobiliário, pisos, portas e estruturas.

Quando você vê um “pozinho” próximo aos móveis ou peças de madeira provavelmente é sinal de que eles estão trabalhando lá dentro. Na realidade, essa sujeira são as fezes dos cupins. E quando você encontra esse granulado próximo à madeira, significa que eles já estão atuando internamente há três anos, aproximadamente.

As espécies de cupim mais comuns são o subterrâneo asiático (Coptotermesgestroi), o arborícola ou arbóreo (do gênero Nasutitermes) e o de madeira seca (Cryptotermesbrevis), sendo que o primeiro destes é o mais terrível. O cupim subterrâneo pode acabar com obras de arte, bibliotecas inteiras e até causar incêndios ao adentrar pontos de luz e tubulações elétricas.

Além de procurar pelo famoso “pozinho”, durante a limpeza aproveite para fazer uma verdadeira caça ao cupim. Periodicamente, remova todos os objetos de armários, estantes e guarda-roupas e veja se há brechas ou rachaduras por onde eles possam entrar e se instalar. Bata em alguns locais da madeira para verificar se ela está oca.

PREVENÇÃO
Agir preventivamente contra os cupins não é tarefa fácil, mas é possível! Para não ter surpresas desagradáveis, confira algumas dicas para evitar que os insetos se instalem em sua residência, comércio ou empresa:

Realize limpezas periódicas e observe se há a presença de insetos ou dos rastros de pó (fezes) que eles deixam.
Verifique periodicamente seus móveis, procurando sempre por brechas de entrada. Lembre-se de também olhar as portas, batentes e rodapés.Toda e qualquer estrutura de madeira merece atenção.
No momento da compra das madeiras, tenha em mente que o barato pode sair caro. É importante ficar atento à qualidade das mesmas. Madeiras nobres, de maior qualidade, são mais resistentes à praga, mas também são mais caras e difíceis de encontrar no mercado.
Tenha cuidado com relação a um móvel ou pedaço de madeira já infestado, pois ele pode servir de via de acesso para transmitir o cupim a outras madeiras que estejam próximas. Caso tenha um móvel contaminado, remova-o do ambiente ou afaste-o dos demais móveis ou peças e objetos de madeira.
A revoada dos cupins começa no fim da tarde, quando as pessoas acendem as luzes. Com a instalação de telas nas portas e janelas é possível evitar a entrada desses cupins alados.
Evite colocar móveis e acumular madeiras em locais escuros e úmidos, pois eles são os preferidos dos cupins!
Em bibliotecas ou locais com muitos livros, prefira estantes de metal ou de outros materiais que não atraiam cupins.
É importante verificar vazamentos na rede hidráulica para evitar que a alvenaria fique suscetível à umidade e, consequentemente, aos cupins. Eles se alojam nos vãos estruturais.
Mantenha em dia também a manutenção elétrica, pois, acredite se quiser, os cupins podem migrar pelos conduítes. As fezes e a saliva que deixam por onde passam causam danos ao cabeamento e aumentam os riscos de curto-circuito.

COMBATE
Se você seguiu as dicas e orientações acima e encontrou cupins em sua residência ou escritório, agora é a hora de combatê-los. O ideal é contratar uma empresa especializada para solucionar o problema, que contará com profissionais treinados para utilizar os procedimentos, ferramentas e produtos adequados. Alguns produtos de combate aos cupins são altamente inflamáveis, portanto não é aconselhável que você tente solucionar o problema por conta própria.

Os cupins podem lhe trazer muitos prejuízos, portanto, não postergue a manutenção da descupinização!

Fontes / Referências:

Ataques de cupins comprometem até a estrutura dos imóveis – O Globo

Fique de olho nos cupins e evite problemas com infestações em casa – Estado de Minas