4 TENDÊNCIAS PARA O SETOR DE FACILITIES EM 2018

O ano de 2018 promete ser bastante promissor para a área de Gestão de Facilities. As expectativas são de que o mercado cresça para atingir a marca global de 1,3 trilhão de dólares. Ou seja, a terceirização de serviços tem sido cada vez mais procurada e bem vista pelas organizações. Porém, esse aumento obviamente não é despretensioso e vem acompanhado de importantes demandas por parte dos clientes, que exigem atenção e atualização constantes do lado das empresas de Facilities.

Para que você fique por dentro deste novo cenário e possa também seguir esse crescimento exponencial, confira as quatro tendências que identificamos e que irão ditar os rumos da área de Gestão de Facilities em 2018:

1 – BUSCA POR EMPRESAS QUE SEJAM PARCEIRAS DE NEGÓCIO.
Conforme mencionamos, esse aumento do mercado não se dará a qualquer custo. Os clientes querem, sim, implantar em suas organizações toda a facilidade, praticidade e qualidade de uma terceirização de serviços bem feita. Mas, mais do que um simples fornecedor, eles demandam uma relação confiável e próxima, ou seja, uma verdadeira parceria de negócios.

Ser uma empresa parceira significa ter responsabilidade perante os riscos inerentes às atividades, administrar e ter cuidado para com os investimentos que estão em jogo. Ser parceiro é ter uma relação transparente, honesta e trabalhar com cuidado, comprometimento e respeito para com o patrimônio do cliente, de forma que este
possa ficar despreocupado para atuar com força total em seu core business – o que sabe fazer de melhor.

2 – AUMENTO DA PROCURA POR INTEGRATED FACILITY MANAGEMENT.
Integrated Facility Management (IFM) é a consolidação de diversos serviços em um único contrato. Esta é uma grande tendência para o ano, pois os clientes querem cada vez mais facilidade na complexa gestão de contratos de fornecedores e prestadores de serviço, tarefa custosa tanto em termos de valores quanto de tempo.

Contratar uma única companhia que preste variados serviços simplifica a operação e controle dessas atividades, além de favorecer uma comunicação mais clara e um relacionamento mais próximo no dia a dia de trabalho.

3 – BUSCA POR EMPRESAS QUE ABRACEM E RESPEITEM QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS.
As organizações não querem ver sua imagem atrelada a fornecedores que tenham princípios divergentes dos seus ou que não ajam de acordo com os propósitos e valores estabelecidos. É possível perceber essa tendência se analisarmos escândalos que surgem na mídia, relacionando empresas e seus respectivos fornecedores. Para o público, não há separação das marcas quando alguma situação desagradável ou até antiética ocorre.

Sendo assim, frequentemente buscam prestadores de serviços que se atentem também a questões sociais e ambientais, temas em alta na sociedade. O âmbito social está relacionado à promoção de condições dignas de trabalho e a um respeito pelo bem-estar e direitos, não somente dos próprios colaboradores, mas também dos funcionários do cliente e pela comunidade do entorno. Já na questão ambiental, há que se prezar pela adoção de medidas e práticas sustentáveis e pela preservação do meio ambiente.

4 – BUSCA POR EMPRESAS COM FOCO EM INOVAÇÃO.
Esta é uma grande tendência, mas também um dos maiores desafios para o setor de Facilities. Inovações tecnológicas já não são um mundo tão distante assim de nosso setor. Os clientes já vêm procurando por empresas que façam uso da tecnologia para aprimorar e deixar seus serviços e produtos mais ágeis, inteligentes e eficientes.

A Cloud Computing, por exemplo, já está presente em muitas organizações e vem ganhando cada vez mais força, inclusive no mercado de Facilities, para controle da operação, informações, gestão de custos e rotinas de trabalho. A Inteligência Artificial já pode atuar no sentido de entender e prever necessidades por parte dos clientes, a partir de análises preditivas, ou até em serviços de atendimento, com o uso de agentes virtuais. Fique atento a essas novidades!

Porém, a inovação não está atrelada somente ao uso de tecnologias. Inovação significa pensar e agir de maneira diferente. Significa refletir sobre o que vem sendo feito e como vem sendo feito, de forma a identificar oportunidades para novos produtos, serviços ou até para, simplesmente, fazer o mesmo de forma diferente do usual.

Fontes / Referências:
4 tendências que impulsionam o setor global de Facilities – ABRAFAC
8 previsões em tecnologia que irão impactar o mercado em 2018 – Portal Revista Infra