É POSSÍVEL REDUZIR CUSTOS COM FACILITIES

img-facilite

Reduzir custos sempre foi uma prioridade nas organizações em todas as épocas e momentos. Porém, atualmente este é um assunto mais falado do que nunca, devido à crise econômica e grandes dificuldades pelas quais as empresas vêm passando. Quando se fala em gestão de facilities não é diferente. A meta sempre foi buscar o melhor preço aliado ao melhor serviço. Mas aí surge o dilema: como é possível encontrar fornecedores que ajudem a sua companhia a reduzir custos sem comprometer a agilidade e qualidade na execução das tarefas?

Segundo dados da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), ao contratar uma prestadora de serviços, as organizações já economizariam verbas da ordem de 20% com infraestrutura. E se durante essa busca e contratação você se atentar a alguns outros pontos de atenção, pode acabar economizando ainda mais. Em tempos de baixo crescimento econômico, qualquer redução de custos é mais que bem-vinda.

Ou seja, a boa notícia é que sim, reduzir custos com facilities é possível. Então, confira abaixo estas cinco dicas que separamos para ajudar você a alcançar esse objetivo também na sua companhia.

1 – PROCURE UM FORNECEDOR DE CONFIANÇA
Para economizar com facilities, você deve ter essa preocupação em mente desde o início de uma árdua missão: a busca pelos melhores prestadores de serviço. De fato, escolher uma empresa de gestão de facilities não é tarefa simples! Por isso, fique atento à sua necessidade, se as prestadoras que estão no seu radar atendem essas demandas e, claro, se os valores cabem no seu budget. Também é importante pesquisar se os clientes dessa organização estão satisfeitos – afinal, se você precisar trocar de fornecedor mais tarde por conta de um problema ou insatisfação, isso terá custos desnecessários, que poderiam ter sido evitados!

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: leia o contrato com atenção e verifique tudo o que está incluso na contratação para não ter surpresas mais tarde ou se deparar com gastos imprevistos.

2 – OPTE PELO INTEGRATED FACILITY MANAGEMENT
Contratar uma única empresa de facilities para diversos serviços por si só já garante uma boa redução de custos dentro da organização. Optar pelo Integrated Facility Management (IFM) significa justamente consolidar diversos ou até todos os serviços em um único fornecedor – e consequentemente, em um único contrato. Por exemplo: você contrata uma única empresa terceirizada que oferece os serviços de limpeza, dedetização, manutenção, transporte, atendimento, entre outras atividades.

Com isso, você pode conseguir negociar melhores preços e prazos e ainda conta com a comodidade e praticidade em lidar com um único fornecedor – o que pode representar uma grande economia não apenas de verbas, mas também de tempo!

3 – BUSQUE FORNECEDORES QUE INVISTAM EM TREINAMENTO
De nada adianta ter profissionais terceirizados dentro da sua companhia, realizando os mais variados serviços, mas sem o treinamento adequado. Esqueça a ideia de que ações de treinamento e desenvolvimento são um custo. Na realidade elas são um investimento – e seu fornecedor deve pensar assim também. Se o prestador de serviços está preocupado com a qualidade dos serviços que ele oferece, precisa oferecer esse benefício aos funcionários.

Profissionais treinados estão sempre atualizados com as últimas novidades e boas práticas dentro da sua respectiva área de atuação e são instruídos sobre como se relacionar bem e atender os clientes de forma adequada. Além disso, também devem receber orientações acerca do cliente em que irão atuar, no caso, a sua organização. Afinal, eles precisam chegar até você preparados e informados sobre como a sua empresa opera, detalhes e preferências para a realização das tarefas, cultura vigente, valores etc.

4 – PROCURE TERCEIRIZADAS QUE PREZAM PELA SUSTENTABILIDADE
O respeito ao meio ambiente não é mais uma atitude opcional por parte das pessoas e das companhias. Se você e seu prestador estiverem em alinhamento com os valores e princípios de ambas as organizações, as chances desse relacionamento ser mais harmonioso, frutífero e duradouro são muito maiores. Além disso, empresas que estão atentas à sustentabilidade de suas ações, consequentemente estão sempre preocupadas com economia, fazem uso de procedimentos mais modernos e atualizados e estão constantemente procurando novas formas de evitar desperdícios.

5 – MANTENHA A PERIODICIDADE DOS SERVIÇOS EM DIA
Você já deve ter ouvido o ditado “o barato sai caro”. Ele se aplica perfeitamente a serviços que precisam ser realizados de acordo com uma periodicidade específica, como dedetização e limpeza de caixas d’água, por exemplo. Muitas vezes, essas tarefas acabam sendo postergadas por pensarmos que “está tudo bem” ou “vamos esperar mais um mês”. Porém, ao não respeitar esse período, você pode estar sujeitando sua empresa e seus colaboradores a um ambiente sujo e malcuidado e a doenças dos mais variados tipos e gravidades. Tudo isso pode acabar gerando multas e muitos outros transtornos à sua organização, que vão além do âmbito financeiro: a saúde da sua força de trabalho e até a sua reputação podem estar em jogo.

Por isso, não deixe para depois e não faça “economias” desse tipo, pois elas podem acabar gerando prejuízos e custos ainda mais altos.

Fontes / Referências:

Serviço de Facilities gera economia de até 20% para empresas em meio à crise econômica – ABRAFAC